Curso RDC 216



Você sabia que todo estabelecimento que trabalha utilizando serviços por alimentação deve atender à RDC 216?
Muitos donos por estabelecimentos não contêm conhecimento Acerca essa resoluçãeste, colocando o Empreendimento e os clientes em perigo. Mas nãeste se preocupe, pois você olhará a seguir como se adequar às regras!
Neste artigo vamos explicar este que é a RDC 216 e quais sãeste os seus pontos principais, para qual Assim sendo você possa atender Lindas as exigências sanitárias. Vamos lá?

O qual é a RDC 216?


A RDC 216 é um Regulamento Té especialmentecnico de Boas Práticas de modo a Serviços do Alimentaçãeste aprovado pela Diretoria Colegiada da Agência Brasileiro de Vigilância Sanitária, a ANVISA.
Este objetivo principal dessa resoluçãeste é garantir que as empresas sigam orientações padronizadas e mantenham em algum momento a capacidade por seus suplementos e serviçESTES, visando sempre a segurança da populaçãeste.
São considerados serviçESTES por alimentação ESTES estabelecimentos que realizam as seguintes tarefas: manipulaçãeste, preparaçãeste, fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, exposiçãeste à venda e entrega de alimentos preparados ao consumo.
Em outras palavras, sãeste: cantinas, bufês, comissarias, confeitarias, cozinhas industriais, cozinhas institucionais, delicatéssens, lanchonetes, padarias, pastelarias, restaurantes, rotisserias, supermercados e congêneres.
A adequaçãeste dessas companhias e serviços nãeste é opcional, é uma exigência da ANVISA. A não implantação da RDC 216 É possibilitado a implicar em multas pesadas e no fechamento do estabelecimento.
Presentemente que você já sabe este qual é a RDC 216, vou Debater sobre as AS SUAS principais exigências.

Este que a Vigilância Sanitária pede?





Em algum momento que se fala em implantar novos processos nas empresas as vizinhos ficam desconfiadas, pensando que é algo bem complexo e postergam a tua introdução.
Utilizando um pouco do dedicaçãeste é possível regularizar a sua empresa, evitando problemas usando a Vigilância Sanitária.
A RDC 216 é um produto de três pontos importantes qual merecem atenção:
• Adequação por Procedimentos Gerais,
• criação do Manual do Boas Práticas,
• Procedimentos Operacionais Padrãeste (POPs).

Adequação do Procedimentos Gerais


A RDC 216 orienta a implantaçãeste de procedimentos de que garantam:
• A óptima excelente aparência do local;
• Higiene da equipe, do ambiente e DE superfícies;
• Água potável para utilização;
• Manuseio indicado por lixos e resíduos;
• Saúdo Destes manipuladores dos alimentos;
• Controle de pragas;
• Utilizaçãeste por equipamentos calibrados do mediçãeste;
• Matérias-primas selecionadas;
• Fornecedores do confiança;
• Segurança Destes Alimentos da chegada até a distribuição.
Esses procedimentos auxiliam a empresa a garantir a habilidade Destes produtos da chegada até a entrega de modo a este consumidor final. No entanto, de modo a qual os procedimentos sejam natural fabricados, é necessário que ele se baseie em práticas eficazes.

Manual do Boas Práticas


Cada estabelecimento deve produzir um Manual do Boas Práticas, descrevendo de maneira detalhada sua estrutura e procedimentos nela realizados. Em outras palavras, é documentar passo a passo saiba como as coisas são feitas dentro do local.
Do tratado com a resoluçãeste, devem constar pelo Manual a descrição dos seguintes procedimentos:
• Requisitos higiênico-sanitários Destes edifícios;
• A manutençãeste e higienização das instalações, Destes equipamentos e dos utensílios;
• Este controle da água por abastecimento;
• O controle integrado do vetores e pragas urbanas;
• A capacitaçãeste profissional, o controle da higiene e saúde Destes manipuladores;
• Este manejo de resíduos;
• Controle e garantia do habilidade do alimento preparado.
Ao documentar as práticas, a empresa garante que o saber adquirido nãeste se perca, tornando mais elementar incorporar funcionários em novas funções. De modo a que as práticas sejam operacionalizadas de forma correta sãeste necessários procedimentos que garantam a sua própria padronizaçãeste.

Procedimento Operacional Padrão (POPs)


O Procedimento Operacional Padrãeste é 1 Argumento de instruções sequenciais para a realizaçãeste por operações rotineiras e específicas na manipulação do alimentos.
As POPs se dividem em quatro grupos:
Higienizaçãeste por instalações, equipamentos e móveis
Devem conter informações A respeito de essencia da superfície a ser higienizada, mé especialmentetodos de higienização e ESTES princípios ativos selecionados e as AS SUAS concentrações.
Elas precisam ter também igualmente similarmente identicamente conjuntamente este tempo por contato dos agentes químicos e ou físicos utilizados na operaçãeste por higienização, a temperatura e outras informações que se fizerem necessárias. Quando aplicável, ESTES POP devem contemplar a operaçãeste por desmonte dos equipamentos.
Controle integrado do vetores e pragas urbanas
Contemplam as medidas preventivas e corretivas destinadas a impedir a atraçãeste, este abrigo, o acesso e ou a proliferaçãeste por vetores e pragas urbanas.
Pelo caso da adoção do controle químico, este estabelecimento deve apresentar comprovante por execuçãeste de serviço fornecido através empresa especializada contratada, contendo as informações estabelecidas em legislaçãeste sanitária especíTeimavive.
Higienização do reservatório
Elas especificam as informações constantes na POP de Higienização por Instalações, Aparelhamentos e móveis. Estas especificações precisam ser apresentadas mesmo quando realizada por uma empresa terceirizada, neste caso, deve ser apresentado o certificado do execuçãeste do serviçeste.
Higiene e saúde dos manipuladores
Contemplam as etapas, a freqüência e os princípios ativos usados na lavagem e antissepsia DE mãESTES Destes manipuladores.
Assim como as medidas adotadas nos casos em de que ESTES manipuladores apresentem lesãeste nas mãos, sintomas de enfermidade ou suspeita do problema do saúpor que possa comprometer a capacidade higiênico-sanitária Saiba Mais Destes alimentos.
Deve-se especificar ESTES exames aos quais ESTES manipuladores de alimentos são submetidos, bem tais como a periodicidade por tua execução.
O programa de capacitação Destes manipuladores em higiene deve ser descrito, a ser determinada a ministério horária, o conteúdo programático e a freqüência de sua realização, mantendo-se em arquivo ESTES registros da participaçãeste nominal Destes funcionários.
Você deve manter-se se perguntando: qual é a utilidade de documentar instruções? A resposta é bastante simples!
Ao documentar as instruções, você permite de que todos ESTES funcionários sejam capacitados de modo a exercerem as atividades relacionadas, para além por padronizar a execução, garantindo sempre a mesma capacidade.

A importância da RDC 216


Depois do ler tudo isso, você deve manter-se se perguntando: Quero saber mais quais sãeste ESTES pontos fortes que a RDC 216 oferece para o seu negócio?
Para além por ficar em POR DIA utilizando a Vigilância Sanitária, a resoluçãeste ajuda você a:
• Garantir a segurança dos alimentos através dos procedimentos do cuidado e controle;
• Preservar a padronizaçãeste DE atividades da empresa;
• Reduzir a perda por produtos no recebimento, Resumo RDC 216 armazenamento e manuseio;
• Facilitar este treinamento do novos funcionários qual já encontram as atividades documentadas.
Nãeste espere Ainda mais e comece a implantar as boas práticas no seu estabelecimento ainda hoje!





Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *